7 idéias para estimular a criatividade infantil
1 – Não paralisar a criança: muitas vezes freamos a criatividade da criança para evitar desastres como deixar que se manchem com aquarelas ou sujem o chão de barro. É conveniente criar um cantinho onde possam se sujar sem problemas seja colocando um tapete de plástico no chão ou mesmo jornais velhos.
2 – Aproxime a arte da criança: não somente é conveniente levar a criança a museus, mas também podemos ensiná-las os quadros que outros artistas pintaram através dos livros ou inclusive a Internet. Além disso, cada vez que a criança realize um desenho podemos aprofundar nele e perguntar por que utilizaram certas cores ou porque desenhou aquilo daquela ou desta forma.
3 – Convide a criança para que pense por si mesma: não diga como ela deve fazer ou que cores deverá utilizar. Deixe que prove cores ou formas e ajude-a com conselhos e orientações, mas não a obrigando a seguir normas.
4 – Não corrija a criança: é possível que pinte mãos com três dedos e cabeças enormes, mas essa é a sua maneira de fazê-lo e está em processo de aprendizado e está aperfeiçoando seus desenhos. Se a corrigirmos constantemente poderá se frustrar ao sentir que está fazendo algo ruim.
5 – Deixe que pense à vontade: anime-a a expressar idéias ‘loucas’ ou coisas sem sentido. Está desenvolvendo sua genialidade.
6 – Incentive os seus gostos: utilizar seus interesses para desenvolver atividades em torno delas. Se a criança gosta de trens, poderia criar um trem de cartolina ou se gosta de atuar, poderia preparar uma apresentação teatral.
7 – Fale e pergunte à criança: você pode fazer perguntas sobre como ela acredita que os aviões conseguem voar ou como seria viver na era dos dinossauros. Isso vai potencializar sua fantasia e criatividade.
Alba Caraballo
Editora de GuiaInfantil.com |